segunda-feira, 27 de junho de 2011

Integração Pais / alunos.

Trabalho realizado pelos alunos dos 5° anos "A" e "B" da Professora Eliane, com a colaboração dos Pais.

“O uso das Tecnologias no ensino das formas geométricas”.


O trabalho com as Tics , foi aplicado com a turma do 3 ano “C” . Os educandos entraram em contato com as tecnologias através da visualização de histórias e slides sobre a História “O cilindro feio” que fala sobre as formas geométricas espaciais, e posteriormente slides sobre as formas geométricas planas. Utilizamos a internet para observar as diferenciações entre formas espaciais e planas. Apresentação de slides com obras do artista “Kandinsky” que utiliza de muitas formas geométricas planas em suas telas. Jogar com as formas geométricas no computador o “Sudoku” que tem na barra “Edubar”. O vídeo da TV Escola sobre sólidos geométricos também foi utilizado para aprimorar o conhecimento dos educandos. Partimos então ao trabalho, construindo formas espaciais, recortando de revistas onde encontramos as formas no dia a dia, bem como colher material(caixa de sabão em pó, garrafas, latas, e outros...) e classificá-los em sala , colar num cartaz como a atividade sugerida pelo livro de Matemática “Pode contar comigo”. Desenvolveram atividades em sala classificando as formas planas pelos seus atributos. Confeccionamos atividade artística com as formas geométricas recortadas ou desenhadas pelos alunos formando um painel multicolorido.

Professoras : Ana Maria e Rita.


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Atividade sobre Célula realizada com o 5° Ano


ATIVIDADE 2.6: Eliane / Franciele

Percebemos que houve um grande interesse por parte dos alunos, os mesmos realizaram a atividade com perfeição, houve total entrosamento entre as duplas.
Todos ficaram muito animados em saber que iriam realizar a atividade que já tinham desenvolvido em sala de aula nos seus cadernos e na sala informatizada.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Tangram - Trabalho realizado com a Pré Escola


TRABALHAR COM O TANGRAM NA PRÉ ESCOLA FOI UM DESAFIO COM OBJETIVOS ALCANÇADOS. SABEMOS QUE CADA CRIANÇA DESENVOLVE AS ATIVIDADES DE ACORDO COM SUA CRIATIVIDADE E SEU CONHECIMENTO.

  PROFESSORAS: DULCE APARECIDA RIGO E TERESINHA FORTES MELLO.

A construção da leitura e escrita

O planejamento como todo, envolveu os alunos do 1° ano; os recursos que foram usados envolveram e animaram o grupo todo, pois nosso planejamento tinha atividades envolvendo várias tecnologias e bem diversificadas.

E o resultado foi muito bom na construção da escrita e leitura.









Projeto Aranhas

O projeto visa estimular as áreas da linguagem oral, matemática e escrita de acordo com o tema estudado: as aranhas. O tema foi abordado de maneira interdisciplinar, envolvendo a utilização dos TICs disponíveis em nossa escola. Ele foi aplicado na turma do 2º ano.



Na realização do projeto aconteceram as seguintes ações: conversa informal sobre o tema, pesquisa na Internet, música: Dona Aranha, filmagem da música, ilustração, confecção da aranha, questões matemáticas e digitação do texto.



Jogo Nunca 10 Virtual - Atividade do Curso e-Proinfo - Rosane S. e Inês

Atividade realizada no CEM Antonio Porto Burda

A atividade escolhida para trabalharmos com os alunos do 4° ano foi o jogo Nunca 10 Virtual. Como esse nome diz, nunca poderá ter um número maior que 9 em cada ordem( unidade, dezena e centena...), passando de 10 é preciso fazer empréstimos ou as trocas.
Houve interesse e participação dos alunos, porque as atividades foram resolvidas utilizando o computador, que para eles ainda chama a atenção. A atividade foi realizada em duplas, um aluno ajudando o outro ou esperando a sua vez para realizar a atividade.
Essa forma de atividade também pode ser utilizada em outras disciplinas, onde tenha a necessidade de desenvolver o raciocínio, cooperação e socialização.
 4º Ano do CEM Antonio Porto Burda trabalhando o Jogo Nunca 10 Virtual na Sala Informatizada.
O Jogo utiliza material dourado e quadro valor de lugar.
Satisfação em ter concluído o jogo! Parabéns meninos!!!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aulas de Educação Física no Antonio Porto Burda!

Professores Rosilene e Nedilson  de Educação Física trabalhando atividades rítmicas.

Professora Rosilene de Educação Física na Sala Informatizada!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projeto Pró Letramento Matemática: Sistema Monetário!

Trabalho realizado com os 4° anos A, B e C do período matutino das Professoras Inês, Rita e Rosangela!
Esse trabalho é sobre o Sistema Monetário - Projeto Pró Letramento de Matemática, onde os alunos fizeram pesquisas de preços, fizeram mercados, venderam mercadorias ( potes vazio com preços) tendo folhetos de pesquisa e dinheirinho!










quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mural sobre a Sala Informatizada!!!!

Os alunos do da Professora Inês  do 4° Ano "B" fizeram o mural da semana sobre a sala informatizada! Parabéns pela iniciativa!