quarta-feira, 13 de julho de 2011

Artigo da Professora Luciana França Moraes do 2° Ano "A" e "B"- Família e Escola :um trabalho colaborativo no desenvolvimento ensino aprendizagem


Família e Escola :um trabalho colaborativo no desenvolvimento ensino aprendizagem

Atualmente, vivemos numa época em que a desintegração dos valores é os maiores obstáculos para o ser humano. Valores como ética e cidadania estão sendo banidas e deixadas muitas vezes de fora da formação dos indivíduos.
Nesse sentido, instituições sociais como a família e a escola não podem deixar que isso continue a acontecer, sem fazer nada para mudar a situação. Assim, é preciso um trabalho colaborativo dessas duas instituições com objetivos em comum, com pessoal responsável e metodologias adequadas para se tentar resgatar esses valores tão importantes na formação do caráter dos educandos.
Assim sendo, o objetivo principal da educação hoje é favorecer uma participação que gere ocomprometimento da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do seu aluno, juntamente com o compromisso da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade. Essa parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola.
Pensar em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Ou seja, é preciso uma interação entre ambas. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.

Ao propor uma reflexão sobre "Escola e família: uma relação de ajuda na formação do ser humano" constata-se que é tarefa primordial tanto dos pais, como também da escola o trabalho de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro, participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e atribuições. E que este ser em formação seja futuramente um cidadão consciente, crítico e autônomo, desenvolvendo valores éticos, empreendedor capaz de interagir no meio em que vive.
Nessa perspectiva, família e escola devem aproveitar, ao máximo, as possibilidades de estreitamento de relações, porque o ajuste entre ambas e a união de esforços para a educação das crianças e adolescentes deve redundar, sem dúvida nenhuma, em elemento facilitador de aprendizagens e de formação do cidadão.
Dessa forma, sugere-se que a escola sinta-se desafiada a repensar a prática pedagógica, considerando que os estudantes são crianças/adolescentes que apresentam características singulares e que se faz necessário manter um trabalho em parceria com as famílias, pais e responsáveis, pois, se a escola deseja ter uma visão integral das experiências vividas pelos alunos, buscando desenvolver o prazer pela aprendizagem , é necessário reconhecer que deve desempenhar o bem-estar, englobando as diversas dimensões do ser humano.
Visto que se crianças/adolescentes e sua família sabem aonde a escola quer chegar, se estão envolvidos no dia a dia de que são os principais beneficiários, poderão participar com mais investimentos e autonomia na busca do sucesso nessa empreitada que é o aprender e, principalmente, na formação de um ser humano que desenvolva suas potencialidades físicas, espirituais e funcionais, através de trabalhos criativos, envolvendo também o meio social no qual vivem acompanhando a modernidade e evolução do mundo.
A escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da colaboratividade desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando, os quais contribuirão na sua formação.
Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas que não podemos esmorecer, pois sabemos que é através da educação que o indivíduo se desenvolve e aprende a conhecer a vida em todos os aspectos.
Acredito que os professores e os pais possam fazer a diferença no seu cotidiano e com persistência os resultados aparecerão. Os conflitos serão muitos, mas com dedicação e amor podemos promover condições para que o indivíduo cresça num ambiente sadio onde tenha possibilidades para que suas necessidades sejam supridas e desenvolva um cidadão pleno, consciente e feliz.


Luciana França Moraes
Graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais e Pós graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais e Pós graduada em Praticas Pedagógicas Interdisciplinares com Ênfase em Educação Especial.