segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Visita SANEFRAI

Na sexta-feira, dia 15 de setembro, fomos com algumas turmas na SANEFRAI.


A SANEFRAI vem desenvolvendo atividades constantes para a conscientização da população sobre a importância da coleta seletiva, da separação dos resíduos na fonte geradora e da colocação do lixo no dia certo de cada coleta.
Neste último mês diversas escolas visitaram a Usina de Triagem de Resíduos Sólidos e o Aterro Sanitário, além das crianças e adolescentes também realizamos uma visita técnica com o núcleo de corretores de imóveis do município, que demostraram interesse em conhecer o sistema.
Resumindo rapidamente o processo, no município de Fraiburgo, existe a coleta convencional e a coleta seletiva, que recolhem os resíduos orgânicos e recicláveis, respectivamente. Posteriormente todo o resíduo coletado é encaminhado para a Usina de Triagem, localizada na Unidade de Saneamento Ambiental da SANEFRAI, no Jardim América. Os resíduos passíveis de reciclagem são separados, enfardados e vendidos, os resíduos orgânicos e os rejeitos são encaminhados para o Aterro Sanitário Municipal.
O Aterro possui todos os controles ambientais, sendo eles: impermeabilização de base, drenagem e tratamento do chorume e drenagem e queima dos gases, controle da Estação de Tratamento de Efluentes e dos poços de monitoramento.
Obs: Os rejeitos (papel higiênico, fraldas descartáveis, guardanapos engordurados, preservativos, dentre outros) devem ser colocados na lixeira no dia da coleta convencional, pois esses materiais não são passíveis de reciclagem.
Nessas visitas e palestras, a SANEFRAI sempre orienta a separação dos resíduos nas residências, já que parte do material que é passível de reciclagem acaba não sendo retirado devido a estar muito contaminado, dificultando e até inviabilizando a comercialização.
Fonte: http://www.fraiburgo.sc.gov.br/site/index.asp?page=vnoticias.asp&n=2377&content=2377&tn=VISITAS%20AO%20SISTEMA%20DE%20GERENCIAMENTO%20DE%20RES%C3%8DDUOS%20DA%20SANEFRAI


















Nenhum comentário: