SALA AEE

Sala de Atendimento Educacional Especializado

                                          Porta da Sala do AEE

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE


O Atendimento Educacional Especializado – AEE a sala de recursos multifuncionais do C.E.M. Antônio Porto Burda, é um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares.
Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças e jovens a educação escolar comum. O AEE é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.
O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, não é Reforço Escolar.

O QUE PRIORIZAR NO AEE
O AEE tem como objetivo principal orientar, compartilhar informações, realizar a avaliação conjunta das necessidades das adequações específicas do aluno com deficiência.
Diante disto a prioridade máxima é o aluno, suas necessidades e principalmente suas possibilidades de aprendizagem. As estratégias de ensino e material utilizado deverão ser escolhidos observando essas individualidades, visando primordialmente sua comunicação e sua interação com o mundo.
Desta forma fazer o aluno se comunicar, expressar seus desejos, opiniões, interagir com o meio em que vive é a principal função do AEE. E para que isso aconteça é necessário escolher adequadamente de acordo com suas necessidades específicas: O meio de comunicação, as estratégias de ensino, adequação do espaço, utilização de material apropriado.
DE ACORDO COM RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4/2009, NO ART. 5, O PÚBLICO-ALVO DO AEE SÃO:
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São deficiências:

  • Deficiência Auditiva– perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB até 70 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual – (AASI) prótese auditiva, pode ou não, processar informações linguísticas pela audição e, consequentemente, tornar-se capaz de desenvolver a linguagem oral, mediante atendimento fonoaudiológico e educacional.
  • Surdez- perda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno com essa surdez, em geral, utiliza a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
  • Deficiência Mental– Caracteriza-se por limitações significativas, tanto no desenvolvimento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa em habilidades práticas, sociais e conceituais. Os alunos com Síndrome de Down serão informados como alunos com deficiência mental.
  • Deficiência Física– Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismos, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzem dificuldades para o desempenho das funções.
  • Deficiência Múltipla– Associação, na mesma pessoa, de duas ou mais deficiências primárias (mental /visual/ auditiva/ física).
  • Deficiência Visual– Perda total ou parcial de visão, congênita ou adquirida, variando com o nível ou acuidade visual da seguinte forma:
        1. Cegueira – Ausência total de visão até a perda da percepção luminosa.
        2. Visão Subnormal ou Baixa Visão – Comprometimento do funcionamento visual de ambos os olhos, mesmo após tratamento ou correção. Possui resíduos visuais que permitem a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos ópticos.
        3. Surdocegueira– Deficiência única que apresenta a deficiência auditiva e visual concomitantemente em diferentes graus, necessitando desenvolver formas diferenciadas de comunicação para aprender e interagir com a sociedade.

  • Alunos com transtornos globais do desenvolvimento - são aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. São transtornos globais do desenvolvimento:

  • Autismo Clássico um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um comprometimento das relações interpessoais e diversas alterações de linguagem e dos movimentos.

  • Síndrome de Asperger uma síndrome que está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum comprometimento no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem.

  • Síndrome de Rett uma anomalia de ordem neurológica e de caráter progressivo, que acomete em maior proporção, crianças do sexo feminino, sendo hoje comprovada também em crianças do sexo masculino. Compromete o crescimento craniano, acarreta em regressão da fala e das habilidades motoras adquiridas, em particular o movimento ativo da mão, há alterações comportamentais, aparecimento de crises convulsivas em 50 a 70% dos casos, alterações respiratórias e do sono e constipação intestinal.

  • Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicose Infantil)- É um transtorno de personalidade dependente do transtorno da organização do eu e da relação da criança com o meio ambiente.

  • Alunos com altas habilidades/ superdotação- são alunos que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, realização de tarefas em áreas de seu interesse, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.


SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM)

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas escolas de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Elas são constituídas de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos e de professores com formação para realizar o AEE.
As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:
  • Equipamentos (Televisão, scanner, computadores, impressoras);
  • Mobiliário adaptado, andadores, cadeiras de roda;
  • Jogos pedagógicos adaptados ou não;
  • Recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros).